IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Serviços no Brasil encerram 1º tri com melhor resultado para março em 11 anos

Os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de avanço de 0,7% - Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier
Os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de avanço de 0,7% Imagem: Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

Camila Moreira

Em São Paulo

12/05/2022 09h11

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O setor de serviços brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2022 com volume acima do esperado em março e o resultado mais forte para o mês na série histórica iniciada em 2011, impulsionado pelo setor de transportes.

O volume de serviços teve em março alta de 1,7% na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,7%.

O IBGE ainda revisou o dado de fevereiro para um avanço de 0,4%, depois de divulgar antes queda de 0,2%. Com isso, o setor recupera as perdas de 1,8% vistas em janeiro e alcança o maior nível desde maio de 2015, ficando 7,2% acima do patamar pré-pandemia, disse o IBGE.

Os resultados ainda levam o primeiro trimestre a fechar com ganho de 1,8% na comparação com os três meses anteriores, no sétimo trimestre seguido positivo.

Na comparação com março de 2021, houve aumento de 11,4% no volume de seviços, contra expectativa de alta de 8,5%.

O desempenho do setor de serviços mostrou perda de fôlego no início deste ano, mas passou a mostrar recuperação em meio à reabertura de negócios com a vacinação contra a Covid-19.

Mas as fortes pressões inflacionárias vêm pesando no bolso dos consumidores, que veem sua renda e poder de compra serem corroídos, e podem se refletir no desempenho dos serviços.

Em março, os resultados positivos foram disseminados entre as cinco atividades pesquisadas, com destaque para o avanço de 2,7% nos transportes, quinto mês seguido de ganhos.

"Dentre os setores que mais influenciaram a alta dessa atividade está o rodoviário de cargas, especialmente o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegócio. É a principal modalidade de transporte de carga pelas cidades brasileiras e seu uso ficou ainda mais acentuado após os meses mais cruciais da pandemia", explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Lobo acrescentou ainda que a queda nos preços das passagens aéreas no mês também colaborou, e os transportes como um todo estão 18,0% acima do patamar pré-pandemia, atingindo também o maior nível da série histórica.

Os serviços prestados às famílias registraram ganho de 2,4% em março, mas ainda são a única atividade que não superou o patamar pré-pandemia, devido à magnitude do impacto que esse setor sofreu com o isolamento social.

"A pessoa comum é afetada por variáveis como juros mais altos, que afetam credito e endividamento. O aumento do nível de preços afeta o poder aquisitivo das pessoas de consumir bens e serviços", disse Lobo.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, cresceu 4,5% em março, após recuo acumulado de 0,9% nos dois primeiros meses do ano. Ainda assim, segue 6,5% abaixo do patamar pré-pandemia.

“O indicador vai na esteira de serviços prestados às famílias e transportes, crescendo também em março muito influenciado pela alta de transportes aéreos, restaurantes, hotéis e serviços de bufê”, disse Lobo.