Citi melhora estimativa para crescimento do Brasil em 2022 a 0,7% após força de indicadores
SÃO PAULO (Reuters) - O Citi revisou para cima sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano, a 0,7%, citando força de indicadores econômicos recentes.
Em cenário anterior, o banco norte-americano previa expansão de apenas 0,1%, mas se mostrou mais otimista após dados de produção industrial, construção civil, vendas no varejo e atividade de serviços, de acordo com relatório publicado nesta sexta-feira.
As leituras mais recentes do IBGE mostraram que a produção industrial do Brasil teve seu primeiro ganho trimestral em um ano nos primeiros três meses de 2022, enquanto o setor varejista cresceu mais do que o esperado em março --período em que o volume de serviços saltou 1,7%, resultado mais forte para o mês na série histórica iniciada em 2011.
A melhora no prognóstico do Citi para o crescimento do ano inteiro foi acompanhada por alta de 0,4 ponto percentual em sua projeção de expansão trimestral no período de janeiro a março deste ano, quando o PIB brasileiro deve ter avançado 0,6%.
Embora se mostre mais esperançoso sobre a atividade econômica, o Citi tem alertado para um cenário inflacionário desafiador. Suas projeções para a alta do IPCA neste ano e no próximo foram elevadas para 7,8% e 3,9%, respectivamente, no final de abril. O credor espera que a taxa Selic chegue a 13,25% até o fim de 2022.
(Por Luana Maria Benedito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso