PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Adani será 2º maior fabricante de cimento da Índia após acordo de US$10,5 bi com Holcim

16/05/2022 15h20

(Reuters) - O conglomerado do bilionário Gautam Adani planeja comprar os negócios de cimento da suíça Holcim na Índia por 10,5 bilhões de dólares, tornando-se o segundo maior fabricante de cimento do país.

Sob o acordo, o Adani pagará 6,4 bilhões de dólares em dinheiro para comprar a fatia de 63,1% da Holcim na Ambuja Cements e 54,5% na ACC. As demais ações das empresas serão compradas por meio de uma oferta aberta.

O Adani, que atualmente não tem operações de fabricação de cimento, disse que as empresas se encaixam bem em seus portos e logística, energia e negócios imobiliários.

Gautam Adani, o homem mais rico da Ásia, planeja financiar o negócio usando um veículo offshore de propriedade da família Adani, disse ele ao Economic Times.

O desinvestimento da Holcim marca seu esforço para reduzir a exposição à produção de cimento com uso intensivo de carbono e melhorar sua política ambiental, social e de governança (ESG).

A Holcim também vendeu unidades fora da América do Norte e da Europa numa tentativa de diversificar em áreas de produtos de construção, como coberturas. A empresa vendeu sua operação brasileira por 1 bilhão de dólares e saiu da Indonésia em 2021.

A Ambuja e a ACC combinadas têm capacidade para produzir pelo menos 70 milhões de toneladas de cimento por ano, enquanto a UltraTech possui capacidade de 120 milhões de toneladas. Juntos, Ambuja e ACC possuem 31 fábricas de cimento e empregam mais de 10.700 pessoas.

A transação deve ser concluída no segundo semestre.

(Por Mrinmay Dey, Rajendra Jadhav, Rupam Jain, John Revill)