IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Compromisso com a democracia não se faz sem absoluto respeito ao Judiciário, diz Pacheco

19/05/2022 13h31

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira que o compromisso com a democracia não se faz sem o "absoluto respeito" ao Poder Judiciário.

"Os frutos de jornadas desta natureza haverão de ser encaminhados a instâncias de parlamento para suas reflexões de modificação, mas sempre quero deixar claro o nosso compromisso com a democracia, com o Estado de Direito, e esse compromisso definitivamente não se faz sem o absoluto respeito ao Poder Judiciário, e é o que aqui gostaria de externar", disse Pacheco durante a IX Jornada do Direito Civil, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, em comemoração dos 20 anos do Código Civil.

Um grupo de senadores têm se articulado com a cúpula do Poder Judiciário para se contrapor, de forma coordenada, à estratégia do presidente Jair Bolsonaro de questionar a confiança do sistema eleitoral brasileiro usando as Forças Armadas como anteparo para suas investidas, conforme revelou a Reuters.

Nessa ação, Pacheco assumiu um papel-chave nessas tratativas, segundo três fontes do Senado e uma do Judiciário. Ele foi instado a mudar sua atuação e a se pronunciar de forma mais incisiva em nome de um grupo de senadores preocupados com as instituições democráticas.