PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Preços do petróleo fecham em alta com risco de oferta, apesar de preocupações econômicas

20/05/2022 18h12

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam levemente em alta nesta sexta-feira, com os planos de proibição da União Europeia ao combustível fóssil russo e a flexibilização dos lockdowns contra Covid-19 na China pesando mais que os temores de que a desaceleração do crescimento econômico prejudicará a demanda.

Os contratos futuros do Brent para julho subiram 0,51 dólar, ou 0,5%, para 112,55 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) para junho avançou 1,02 dólar, ou 0,9%, para fechar a 113,23 dólares, em seu último dia como primeiro contrato.

O WTI registrou sua quarta semana consecutiva de ganhos, o que aconteceu pela última vez em meados de fevereiro. O Brent ganhou cerca de 1% nesta semana, depois de cair cerca de 1% na semana passada.

O contrato mais ativo do WTI para julho subiu cerca de 0,4%, para 110,28 dólares o barril.

"Os riscos permanecem inclinados para o lado positivo... dada a reabertura chinesa e os esforços contínuos para um embargo de petróleo russo pela UE", disse Craig Erlam, analista de mercado sênior da OANDA.

O mercado de energia espera que a retirada de algumas restrições de coronavírus em Xangai aumente a demanda por energia. A China é o maior importador de petróleo do mundo.

(Reportagem adicional de Noah Browning em Londres e Sonali Paul em Melbourne)