PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Guerra na Ucrânia pode desencadear recessão global, diz chefe do Banco Mundial

25/05/2022 18h40

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Banco Mundial, David Malpass, sugeriu nesta quarta-feira que a guerra da Rússia na Ucrânia e seu impacto nos preços de alimentos e energia, bem como na disponibilidade de fertilizantes, podem desencadear uma recessão global.

Malpass disse em evento organizado pela Câmara de Comércio dos EUA que a economia da Alemanha, a quarta maior do mundo, já desacelerou substancialmente em consequência dos preços mais altos da energia, e afirmou que a produção reduzida de fertilizantes pode piorar as condições em outros lugares.

"Ao olharmos para o PIB global... é difícil agora ver como evitamos uma recessão", disse Malpass. Ele não deu nenhuma previsão específica.

Malpass disse que as economias da Ucrânia e da Rússia devem sofrer uma contração significativa, enquanto Europa, China e Estados Unidos atualmente têm crescimento mais lento.

Os países em desenvolvimento são ainda mais atingidos em razão da escassez de estoques de fertilizantes e alimentos e de suprimentos de energia, afirmou.

"A ideia de os preços dobrarem de valor da energia é suficiente para desencadear uma recessão por si só", disse ele.

Na China, ele afirmou que a desaceleração relativamente acentuada no crescimento foi baseada na pandemia de Covid-19, na inflação e na crise imobiliária pré-existente que o país enfrentava.

O Banco Mundial no mês passado já havia reduzido sua previsão de crescimento global para 2022 em quase 1 ponto percentual, de 4,1% para 3,2%, em decorrência dos impactos da invasão da Ucrânia por Moscou.

Malpass não deu detalhes sobre quando uma recessão global poderia começar.

(Por Andréa Shalal)