IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA avaliam suspender algumas tarifas sobre China para conter inflação

Presidente Joe Biden vai avaliar suspensão de algumas tarifas sobre a China para combater a atual alta inflação - Getty Images
Presidente Joe Biden vai avaliar suspensão de algumas tarifas sobre a China para combater a atual alta inflação Imagem: Getty Images

Kanishka Singh

05/06/2022 14h05Atualizada em 05/06/2022 14h42

A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, disse neste domingo que o presidente Joe Biden pediu que analise suspender algumas tarifas sobre a China que foram impostas pelo ex-presidente Donald Trump, para combater a atual alta inflação.

"Estamos analisando isso. Na verdade, o presidente pediu que nós analisemos isso. E estamos no processo de fazer isso e ele terá que tomar essa decisão", disse Raimondo à CNN, ao ser perguntada se o governo Biden estava avaliando o levantamento de tarifas sobre a China para aliviar a inflação.

"Existem outros produtos - utensílios domésticos, bicicletas, etc - e pode fazer sentido" pesar o levantamento de tarifas sobre eles, disse ela, acrescentando que o governo decidiu manter algumas das tarifas sobre aço e alumínio para proteger os trabalhadores dos EUA e a indústria siderúrgica.

Biden disse que está considerando remover algumas tarifas impostas a centenas de bilhões de dólares em produtos chineses por seu antecessor em 2018 e 2019, em meio a uma amarga guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

A China também tem argumentado que as reduções de tarifas reduziriam os custos para os consumidores americanos.

Raimondo também disse que sentiu que a escassez de chips semicondutores provavelmente poderia continuar até 2024.

"Existe uma solução (para a escassez de chips semicondutores)", acrescentou. "O Congresso precisa agir. Não sei por que eles estão adiando."

Uma proposta visa aumentar a fabricação de semicondutores nos EUA para dar aos país mais competitividade contra a China.