PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Câmara aprova projeto que estabelece transparência do preço dos combustíveis

07/06/2022 20h39

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto que determina a transparência da composição de preços de todo o setor de combustíveis.

A determinação, aprovada por 363 votos a 1 no plenário da Câmara, é mais abrangente do que o texto original do projeto, que exigia a transparência da composição de preços apenas da Petrobras.

A proposta, que segue agora ao Senado, exige de cada agente econômico atuante na indústria do petróleo e na indústria de biocombustíveis o dever de informar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os valores médios das parcelas integrantes dos preços ao consumidor dos combustíveis de sua responsabilidade.

A ANP, por outro lado, deverá informar mensalmente a composição dos preços médios ao consumidor nas capitais dos seguintes combustíveis: gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo e querosene de aviação, além do etanol hidratado.

Da mesma forma, deverá ser divulgada também a composição dos preços médios de venda de gás natural às distribuidoras de gás canalizado.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)