Perspectiva de inflação de curto prazo do consumidor dos EUA piora, diz pesquisa do Fed
(Reuters) - As expectativas de inflação dos consumidores dos Estados Unidos para daqui a um ano pioraram em maio, mas eles ainda estavam otimistas, no geral, sobre a força do mercado de trabalho, o que destaca os desequilíbrios que o banco central dos EUA enfrenta nesta semana, conforme luta para controlar as pressões de preços.
As expectativas medianas de onde a inflação estará em um ano subiram 0,3 ponto percentual, para 6,6%, enquanto permaneceram inalteradas em 3,9% para daqui a três anos, mostrou a pesquisa divulgada pelo Federal Reserve de Nova York nesta segunda-feira. A incerteza sobre onde a inflação terminará nesse médio prazo subiu para uma máxima da série.
Uma importante leitura de preços ao consumidor pior do que o esperado divulgada na sexta-feira passada fez com que investidores aumentassem suas apostas de que o banco central dos EUA terá de ser mais agressivo para controlar a inflação, que tem rondado máxima de 40 anos por meses.
Na quarta-feira, os formuladores de política monetária do Fed devem subir os custos dos empréstimos em 0,50 ponto percentual, para um intervalo entre 1,25% e 1,50%, à medida que buscam esfriar a demanda em toda a economia sem causar uma alta no desemprego.
(Por Lindsay Dunsmuir)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso