Zona do euro evitará recessão e crescimento vai acelerar no 3º tri, aponta pesquisa do BCE
FRANKFURT (Reuters) - A zona do euro evitará uma recessão este ano e o crescimento vai acelerar visivelmente depois de chegar ao ponto mais baixo no segundo trimestre, mostrou uma pesquisa do Banco Central Europeu nesta segunda-feira
O bloco monetário de 19 países foi atingido pelas consequências da invasão russa da Ucrânia, que minou a confiança, o investimento e o poder de compra das famílias através de preços de combustível e alimentos muito mais altos.
A expectativa agora é de que a economia cresça 0,1% no segundo trimestre, acelerando para 0,4% tanto no terceiro como no quarto trimestres, mostrou a Pesquisa de Analistas Monetários do BCE.
A pesquisa, uma importante fonte das deliberações do BCE, também prevê que o BCE aumentará a taxa de depósito em um total de 0,75 ponto percentual este ano e 1,50 ponto até o final do próximo ano, com a taxa atingindo um pico de 1,25% em meados de 2024.
A pesquisa, apresentada aos formuladores de pesquisa monetária na reunião do BCE da semana passada, foi compilada antes de o banco dizer que os juros subiriam 0,25 pontos em julho e possivelmente por uma margem maior em setembro.
O BCE vem tentando combater a inflação, que deve voltar à meta de 2% até o primeiro trimestre de 2024, de acordo com a pesquisa.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso