PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

S&P 500 recua antes de decisão de política monetária do Fed

14/06/2022 17h17

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - O S&P 500 fechou em baixa nesta terça-feira, quando o índice não conseguiu se recuperar de uma forte queda registrada na sessão anterior em meio à expectativa com a divulgação de comunicado do Federal Reserve que vai relevar o quão agressiva será a trajetória da política monetária do banco central dos Estados Unidos.

Até pouco tempo atrás, a expectativa predominante entre analistas era de que o Fed aumentaria os juros em 0,50 ponto percentual ao fim de sua reunião de política monetária de dois dias, na quarta-feira.

No entanto, as apostas num aumento de 0,75 ponto vêm crescendo desde a divulgação, na sexta-feira passada, de dados de preços ao consumidor mais altos do que o esperado para maio nos EUA.

Atualmente, operadores estão precificando mais de 90% de chance de um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica do Fed no encontro desta semana. Uma semana atrás, a probabilidade era de apenas 3,9%, de acordo com a ferramenta FedWatch, da CME.

"Em última análise, embora estejamos vendo ainda mais perdas e mais pressão negativa aqui, em geral hoje acreditamos que é realmente um dia de esperar para ver", disse Greg Bassuk, presidente-executivo da AXS Investments em Port Chester, Nova York.

O índice S&P 500 fechou em queda de 0,38%, a 3.735,48 pontos. O Dow Jones caiu 0,50%, a 30.364,83 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 0,18%, a 10.828,35 pontos.

O índice S&P 500 sofreu seu quinto declínio diário consecutivo, marcando sua maior sequência de baixas desde o início de janeiro. As perdas de segunda-feira haviam deixado o índice mais de 20% abaixo de seu pico recorde mais recente, confirmando um mercado em baixa ("bear market", em inglês), de acordo com uma definição comumente usada.