IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Argentina pode tentar novamente controlar agroexportadora Vicentin

Segundo a imprensa local, a dívida da Vicentin com a banco Nación seria de 300 milhões de dólares - Ricardo Ceppi/Getty Images
Segundo a imprensa local, a dívida da Vicentin com a banco Nación seria de 300 milhões de dólares Imagem: Ricardo Ceppi/Getty Images

Nicolás Misculin

19/06/2022 13h24Atualizada em 19/06/2022 13h42

A Argentina, uma das maiores exportadores de alimentos do mundo, pode tentar intervir na agroexportadora Vicentin, que está em crise e com uma ampla dívida com o Estado. A informação foi dita neste domingo pelo presidente argentino, Alberto Fernández, em entrevista a um jornal local.

Preocupado com a alta inflação, o governo de centro-esquerda de Fernández havia tentado em 2020 tomar o controle da empresa, atualmente em processo de falência, para participar da fixação de preços locais dos alimentos, o que gerou uma forte rejeição do setor agrícola.

Antes de entrar em crise, a Vicentin era uma das principais empresas agroexportadores da Argentina.

"Agora há um novo cenário na Vicentin, que não tínhamos em 2020, e existe a possibilidade de uma intervenção que naquele momento descartei", disse Fernández, em entrevista ao jornal Página 12.

O Banco Nación, controlado pelo Estado argentino, é um dos principais credores da empresa. Segundo a imprensa local, a dívida da Vicentin com a entidade financeira seria de 300 milhões de dólares.

"Sobre alimentos, precisamos fazer alguma coisa que nos permita de alguma maneira intervir e colocar as coisas em ordem", disse Fernández. No momento a Argentina sofre com uma inflação que pode superar os 70% este ano, segundo estimativas de analistas.