Topo

Credit Suisse piora projeção de crescimento do Brasil em 2023

O banco suíço manteve a estimativa de crescimento econômico de 2022 inalterada em 1,4%, mas espera que a atividade desacelere ao longo do ano após um primeiro trimestre positivo Imagem: SOPA Images / LightRocket via Getty Images

Luana Maria Benedito

30/06/2022 16h19Atualizada em 30/06/2022 16h29

O Credit Suisse reduziu seu prognóstico para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 a 0,2%, de 0,9% anteriormente, e chamou a atenção para os riscos fiscais do país e seu possível impacto sobre a inflação e os custos dos empréstimos.

O banco suíço manteve a estimativa de crescimento econômico de 2022 inalterada em 1,4%, mas espera que a atividade desacelere ao longo do ano após um primeiro trimestre positivo, devido à redução das economias das famílias, menor impacto da reabertura pós-pandemia e efeitos defasados da elevação dos juros básicos.

"Para o ano que vem, esperamos que as condições financeiras globais mais apertadas, devido à pressão inflacionária mais persistente, afetem negativamente o crescimento econômico doméstico, principalmente por meio de redução da demanda e da necessidade de manter uma política monetária doméstica restritiva por um período prolongado", avaliou o Credit Suisse em relatório assinado por Solange Srour, Lucas Vilela e Rafael Castilho.

Segundo o banco, os riscos para o crescimento do PIB brasileiro estão inclinados para baixo, já que a atividade da economia global pode surpreender negativamente, enquanto a aversão a risco no mercado doméstico corre o risco de piorar com a chegada das eleições presidenciais.

A frente fiscal também traz ameaças. "A combinação de juros reais superiores ao crescimento econômico, déficits primários recorrentes do governo central e dívida bruta elevada colocou a dívida pública do país no que vemos como um caminho insustentável a médio prazo", alertou o Credit Suisse.

Piora a perspectiva o fato de que os favoritos na corrida pelo Planalto —o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL)— devem buscar aumentos de gastos caso sejam eleitos, disse o banco.

O Credit Suisse avaliou que o processo de desinflação no país provavelmente levará mais tempo sem uma retomada forte do processo de consolidação fiscal. O banco privado vê a inflação medida pelo IPCA superando os tetos das metas oficiais tanto neste ano quanto no próximo, projetando taxas de 7,6% e 5,9%, respectivamente. Os limites superiores dos objetivos perseguidos pelo Banco Central são de 5,0% para 2022 e 4,75% para 2023.

Sem o avanço do processo de consolidação das contas públicas, o Brasil pode entrar num "ciclo vicioso de prêmio de risco elevado aumentando os juros neutros", o que por sua vez retroalimenta o risco fiscal, disse o Credit Suisse.

O banco espera que o BC suba a taxa Selic em 0,50 ponto percentual em agosto, a 13,75%, e mantenha esse patamar até o segundo semestre de 2023, antes de encerrar o ano que vem em 10,75%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Credit Suisse piora projeção de crescimento do Brasil em 2023 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia