IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vibra compra 50% da ZEG Biogás e prevê até R$412 mi para novos projetos

A ZEG Biogás e Energia é uma empresa dedicada a soluções de biogás e biometano - Divulgação/ Alagoas Ambiental
A ZEG Biogás e Energia é uma empresa dedicada a soluções de biogás e biometano Imagem: Divulgação/ Alagoas Ambiental

Letícia Fucuchima

04/07/2022 08h58

SÃO PAULO (Reuters) - A Vibra Energia anunciou nesta segunda-feira que assinou um contrato para aquisição de 50% do capital social da ZEG Biogás e Energia, empresa dedicada a soluções de biogás e biometano para substituição do uso do gás natural convencional e outros combustíveis fósseis, como óleo diesel e GLP.

A operação envolve um aporte primário de 30 milhões de reais, no fechamento da operação, e uma parcela secundária de 129,5 milhões de reais, segundo comunicado.

A Vibra também se comprometeu com aporte de até 412 milhões de reais no negócio nos próximos anos para execução de novos projetos de biogás e biometano, dos quais 206 milhões de reais seriam referentes à sua participação de 50% e os outros 206 milhões de reais seriam aportados em nome dos demais sócios.

O acordo prevê ainda opções de compras futuras do capital da ZEG Biogás pela Vibra, a valor de mercado. Na primeira opção, a companhia pode ser titular de 70% do capital social da empresa e, na segunda, ser titular da integralidade das ações.

A ZEG Biogás, subsidiária da ZEG e FSL, é pioneira na oferta de soluções ambientalmente vantajosas e comercialmente viáveis para a produção de biometano --biocombustível renovável equivalente ao gás natural-- em aterros sanitários e com resíduos de produção de etanol, óleo de palma e de suco de laranja.

A empresa comercializa biometano com a marca Gasbio e tem potencial de atingir uma produção de mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia em até cinco anos.

Segundo as empresas, o acordo aproveitará sinergia entre a capacidade de produção e comercialização de biometano da ZEG Biogás e a infraestrutura logística da Vibra, que detém mais de 18 mil clientes corporativos e uma rede de 8,3 mil postos de combustíveis em todo país.

O negócio vai permitir, por exemplo, que as mais de 300 usinas de etanol pertencentes a 60 fornecedores da Vibra tenham acesso a uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça (resíduo da produção do etanol), "com a possibilidade de alavancar novas receitas, além da melhoria na produtividade do solo".

"Essa parceria está totalmente alinhada ao reposicionamento da Vibra, que já iniciou sua trilha com a ambição de desempenhar papel relevante no apoio à transição energética e descarbonização das suas atividades e de seus clientes", afirmou o CEO da Vibra Energia, Wilson Ferreira Jr, em nota.

A efetiva conclusão da operação estará sujeita a determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

(Por Letícia Fucuchima)