IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estoques empresariais nos EUA aumentam com força em junho

17/08/2022 11h32

WASHINGTON (Reuters) - Os estoques empresariais dos Estados Unidos aumentaram com força em junho, em meio a sinais de um grande acúmulo no setor de varejo apesar da recuperação das vendas.

Os estoques empresariais subiram 1,4% após avançarem 1,6% em maio, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Os estoques são um componente importante do Produto Interno Bruto. O aumento de junho ficou em linha com as expectativas dos economistas.

Os estoques aumentaram 18,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os estoques do varejo cresceram 2,0% em junho, conforme estimativa em relatório publicado no mês passado. Isso se seguiu a um ganho de 1,6% em maio. Os estoques de veículos aumentaram 3,3% em vez dos 3,1% estimados no mês passado, depois de alta de 2,4% em maio.

Os estoques do varejo excluindo automóveis, que entram no cálculo do PIB, aumentaram 1,5%, contra 1,6% estimado no mês passado.

Os estoques empresariais aumentaram a um ritmo forte no primeiro trimestre, à medida que os gastos do consumidor diminuíram. O excesso de estoque, principalmente no varejo, deixou as empresas com pouco apetite para continuar a reestocar, o que pesou no PIB do segundo trimestre.

(Reportagem de Lucia Mutikani)