IPCA
0,26 Set.2023
Topo

Impacto da guerra na economia alemã durará anos, diz economista

24/08/2022 09h58

BERLIM (Reuters) - O impacto econômico na Alemanha da invasão da Ucrânia pela Rússia durará anos, disse à Reuters o influente economista Marcel Fratzscher, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, acrescentando que pode custar 3 pontos percentuais de crescimento este ano.

Fratzscher, cujo instituto assessora o governo da maior economia da Europa em política macroeconômica, disse que o impacto pode durar até 2025, quando a Alemanha deve se livrar de toda exposição ao gás russo.

A Alemanha, que durante décadas prosperou com fluxos confiáveis de gás russo barato, está buscando se reorientar após a eclosão da guerra em fevereiro.

"A guerra na Ucrânia causou danos maciços à economia alemã", disse Fratzscher em entrevista, adicionando que talvez reste apenas 1,5% do crescimento econômico de 4,5% que ele esperava no início do ano.

O impacto na inflação, através da alta dos preços da energia, também se manterá por igual período, embora rejeite as sugestões de que haja motivo para contenção salarial.

(Reportagem de Christian Kraemer e Rene Wagner em Berlim)