IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Elon Musk perde título de mais rico do mundo para presidente de controladora da Louis Vuitton, diz Forbes

Elon Musk, cofundador da Tesla, durante apresentação da The Boring Company, em dezembro de 2018 - Robyn Beck/Reuters
Elon Musk, cofundador da Tesla, durante apresentação da The Boring Company, em dezembro de 2018 Imagem: Robyn Beck/Reuters

Akriti Sharma e Chavi Mehta

Da Reuters

07/12/2022 19h57Atualizada em 07/12/2022 19h57

O dono do Twitter e presidente da Tesla, Elon Musk, perdeu brevemente nesta quarta-feira o título mais rico do mundo, segundo a Forbes, após uma queda acentuada no valor de sua participação na fabricante de carros elétricos e a compra da rede social por US$ 44 bilhões.

Bernard Arnault, presidente-executivo da LVMH, controladora da marca de luxo Louis Vuitton, e sua família ficaram brevemente com o título de mais ricos do mundo, mas voltaram ao segundo lugar com uma fortuna pessoal de 185,3 bilhões de dólares, segundo a Forbes.

Musk, que ocupa o primeiro lugar na lista da Forbes desde setembro de 2021, tem um patrimônio líquido de 185,7 bilhões de dólares, assumindo o título do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos.

As ações da Tesla, que perderam mais de 47% em valor desde que Musk fez a oferta para comprar o Twitter no início deste ano, recuavam 3,4% às 16h28 (horário de Brasília), para 173,6 dólares.

O patrimônio líquido de Musk caiu abaixo de 200 bilhões de dólares em 8 de novembro, quando os investidores venderam ações da Tesla por temerem que o principal executivo e maior acionista da fabricante de carros elétricos esteja mais preocupado com o Twitter.

A Tesla perdeu quase metade de seu valor de mercado e o patrimônio líquido de Musk caiu cerca de 70 bilhões de dólares desde que ele fez a oferta pelo Twitter em abril. Musk concluiu a compra do Twitter em outubro em uma operação que envolveu financiamento de 13 bilhões de dólares.

Além da Tesla, Musk também dirige a empresa de foguetes espaciais SpaceX e a Neuralink, uma startup que está desenvolvendo interfaces neurais conectar o cérebro a computadores.