IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dólar avança ante real enquanto mercado aguarda nomeação de novos ministros

27/12/2022 09h25

(Reuters) - O dólar tinha mais uma sessão de alta contra o real nesta terça-feira, com agentes financeiros repercutindo recentes flexibilizações em medidas de controle da Covid na China, enquanto permanecem na expectativa da nomeação de novos ministros da equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 10:15 (de Brasília), o dólar à vista subia 1,14%, a 5,2675 reais na venda.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar tinha valorização menor, de 0,12%.

Na cena doméstica, as atenções estão voltadas para negociações envolvendo a senadora Simone Tebet (MDB-MS), de perfil mais ortodoxo na economia, que poderia assumir o comando do Ministério do Planejamento.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, afirmou na segunda-feira que Tebet é qualificada e que não haveria dificuldade em relação a seu nome para eventual indicação ao Planejamento.

Haddad também disse na véspera que o economista André Lara Resende, um dos formuladores do Plano Real e membro da transição de governo, declinou da possibilidade de assumir a pasta, dizendo a Lula que não tinha intenção de participar do governo.

"Segue a expectativa para as nomeações ministeriais do presidente eleito Lula", afirmou a equipe da XP Investimento em relatório a clientes enviado mais cedo nesta terça-feira.

Além dos desdobramentos na cena política, agentes financeiros também acompanham operações do Banco Central para a venda de até 2 bilhões de dólares em leilões de venda conjugados com leilões de compra nesta terça-feira no mercado interbancário.

As propostas foram acolhidas de 10h30 às 10h35 e as operações de venda serão liquidadas na quinta-feira. A operação ocorre principalmente em momentos de falta de liquidez.

No exterior, a China anunciou na segunda-feira que vai parar de exigir quarentena para viajantes que chegarem ao país a partir de 8 de janeiro e a gestão da Covid-19 também será rebaixada da categoria A para B, menos rigorosa.

A notícia endossa expectativas otimistas para a reabertura econômica da China, o que acaba beneficiando commodities, e, segunda a XP Investimentos, pode ser positivo aos países emergentes como o Brasil.

Na segunda-feira, em que os investidores operaram sem a referência de vários mercados no exterior em razão de feriado estendido de Natal, o dólar spot subiu 0,87%, a 5,2105 reais na venda, devolvendo parte da perda de 2,4% da semana passada.

(Por Isabel Versiani)