IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Air India financiará pedidos de aeronaves com recursos próprios e ações em plano de expansão externa

27/02/2023 12h39

Por Aditi Shah e Tanvi Mehta

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Air India disse nesta segunda-feira que planeja financiar seu pedido de 70 bilhões de dólares para um recorde de 470 aeronaves com recursos próprios, ações e por meio de vendas com arrendamento, em um momento em que a companhia aérea busca expandir rapidamente sua presença nos mercados internacionais.

A Air India, de propriedade do Tata Group, disse em 14 de fevereiro que pretende comprar 220 aviões da Boeing e 250 da Airbus em um negócio que supera os recordes anteriores de um pedido feito por uma única companhia aérea.

"Portanto, o principal fator que motivou (as encomendas de aeronaves) foi realmente o reconhecimento da oportunidade para a aviação indiana e a colocação em prática do investimento na capacidade da aeronave para realizar isso em benefício da Índia", disse o presidente-executivo da Air India, Campbell Wilson, nesta segunda.

"Vemos uma oportunidade significativa no transporte internacional de longa distância", disse ele, acrescentando que um novo pedido de 70 aviões de fuselagem larga combinado com sua frota existente e outras aeronaves arrendadas significa "um aumento de muitas vezes na frota de longa distância de fuselagem larga da Air India e portanto, da sua capacidade".

Há uma oportunidade inexplorada em voos diretos para a América do Norte, disse Wilson, acrescentando que a Air India também aumentará a frequência de voos para destinos europeus, incluindo lugares como Frankfurt, Paris e Reino Unido.

A companhia aérea está gastando 400 milhões de dólares na reforma e modernização de seus aviões, especialmente em rotas de longa distância, já que busca competir com rivais maiores, como a Emirates.

A Air India está incorporando à sua força de trabalho 500 tripulantes de cabine a cada mês, disse Wilson. A companhia aérea disse na semana passada que contratará mais de 4.200 tripulantes de cabine e 900 pilotos.

(Por Aditi Shah e Tanvi Mehta)