Vendas pendentes de moradias nos EUA têm queda inesperada em março
(Reuters) - Os contratos para compra de moradias usadas nos Estados Unidos caíram inesperadamente em março, interrompendo três meses de ganhos, o que levanta o sinal de alerta sobre o que parecia ser uma recuperação nascente em um mercado imobiliário que foi abalado pelo aumento da taxa de juros.
A Associação Nacional de Corretores de Imóveis disse nesta quinta-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Casas, com base em contratos assinados, caiu 5,2% no mês passado, para 78,9, o menor nível desde dezembro.
Relacionadas
Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas pendentes aumentariam 0,5% em março, mas o declínio relatado foi maior do que a estimativa mais pessimista da pesquisa.
"A falta de estoques de moradias é uma grande restrição ao aumento das vendas", disse o economista-chefe da associação, Lawrence Yun. "A oferta limitada de moradias simplesmente não está atendendo à demanda nacional."
O mercado imobiliário tem sido o setor da economia mais visivelmente afetado pela agressiva corrida de aumento dos juros pelo Federal Reserve com o objetivo de reduzir a inflação, mas 2023 começou com algumas indicações de que o pior pode ter passado.
Esse otimismo foi afetado neste mês, quando a associação informou que as vendas de casas existentes caíram 2,4% no mês passado. Embora alguma firmeza tenha continuado no mercado muito menor de novas moradias, os dados de vendas pendentes sugerem que a recuperação geral do mercado provavelmente será instável.
(Reportagem de Dan Burns)