IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Encomendas à indústria dos EUA se recuperam em março com salto em pedidos de aeronaves

02/05/2023 11h38

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos se recuperaram em março, impulsionadas por um salto em aeronaves civis, mas a indústria manufatureira em geral continuou em dificuldades sob o peso da taxa de juros mais alta.

Os pedidos às fábricas aumentaram 0,9%, após queda de 1,1% em fevereiro, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos subiriam 1,1%. Os pedidos aumentaram 2,4% na comparação anual em março.

O setor, que responde por 11,3% da economia, está sendo prejudicado pela campanha de aumento mais rápido da taxa de juros do Federal Reserve desde a década de 1980.

Os bancos também restringiram os empréstimos após a recente turbulência no mercado financeiro, enquanto os gastos estão mudando de bens, normalmente comprados a crédito, para serviços.

As empresas estão reduzindo a reposição de estoques em antecipação à demanda mais fraca no final deste ano. O Instituto de Gestão de Fornecimento informou na segunda-feira que seu PMI de manufatura contraiu pelo sexto mês consecutivo em abril.

As encomendas de equipamentos de transporte aumentaram 9,0%, após queda de 3,2% em fevereiro. As encomendas de aeronaves civis dispararam 78,3%, enquanto as de veículos motorizados caíram 0,6%. Excluindo transporte, os pedidos caíram 0,7% pelo segundo mês consecutivo.

As encomendas de máquinas caíram 0,3%, mas as de computadores e produtos eletrônicos aumentaram 2,1%. Os pedidos de equipamentos, eletrodomésticos e componentes elétricos subiram 0,8%.

Os embarques de manufaturados caíram 0,1%. O estoque de manufaturados nas fábricas caiu 0,8%.

O Departamento de Comércio também informou que os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistos como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, caíram 0,6% em março, em vez dos 0,4% relatados no mês passado.

(Reportagem de Lucia Mutikani)