IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Cargos financeiros nos EUA relacionados à ESG ganham 20% a mais, mostra levantamento

19/05/2023 12h38

Por Isla Binnie

NOVA YORK (Reuters) - Banqueiros e gestores de recursos de instituições nos Estados Unidos cujos cargos incluem "ESG" ou "sustentabilidade" ganham, em média, salários-base cerca de 20% mais altos do que pares com a mesma função sem esses rótulos, de acordo com uma análise de dados salariais compartilhada com a Reuters.

Mais de 30 trilhões de dólares em capital foram comprometidos com investimentos em governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês), enquanto o mundo procura reduzir as emissões de gases do efeito estufa e as empresas enfrentam pressão em questões como diversidade no local de trabalho e justiça social.

Isso gerou uma luta para encontrar banqueiros e gerentes de ativos para essas funções, levando a salários-base mais altos do que para profissionais equivalentes em funções não relacionadas a ESG, mostra a análise conduzida para a Reuters pela startup de dados Revelio Labs, com sede em Nova York.

“Os salários do pessoal ESG e não ESG começaram a divergir em 2020, em linha com o aumento na contratação de funções ESG devido ao foco crescente em governança e investimento sustentável no setor financeiro”, disse Loujaina Abdelwahed, economista da empresa.

A forte demanda por talentos profissionais ocorre em meio a uma reação política contra ESG em partes do mundo ocidental, especialmente nos Estados Unidos, onde várias leis tentam remover considerações ambientais e sociais dos negócios em alguns estados.

Desde 2019, a taxa de crescimento do salário-base para funções ESG foi cerca de 38 pontos percentuais maior do que o pessoal não ESG, disse Abdelwahed.

As funções marcadas com ESG ultrapassaram as não ESG em uma média móvel de seis meses em junho de 2020 e, em agosto de 2021, atingiram um pico de cerca de 109.846 dólares, mais de 20 mil dólares a mais do que as não ESG.

A análise não leva em consideração os bônus discricionários geralmente concedidos a banqueiros e gestores de ativos por seu desempenho, pois esses dados não estão disponíveis nas fontes públicas consultadas pelo Revelio Labs.

A diferença diminuiu no segundo semestre de 2021, mas voltou a crescer neste ano: em abril de 2023, os salários médios do ESG eram de 110.348 dólares contra 90.283 dólares.