IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Banco regional dos EUA PacWest vende empréstimos de US$2,6 bi com desconto

22/05/2023 15h39

Por Jaiveer Shekhawat e Mehnaz Yasmin

(Reuters) - O PacWest Bancorp, um dos bancos que buscam sobreviver à crise bancária regional dos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira que concordou em vender uma carteira de empréstimos do setor imobiliário de 2,6 bilhões de dólares com desconto, em uma tentativa de melhorar seu balanço patrimonial.

As ações do PacWest subiram 15% com o acordo, o que dá ao banco espaço para lidar com uma fuga de depósitos que se seguiu ao colapso do Silicon Valley Bank e de outros pares regionais nos últimos dois meses.

O banco perdeu três quartos de seu valor de mercado desde que a crise bancária regional começou em 8 de março, perdendo 16,9% de sua base total de depósitos no início, e vem tentando recuperar parte dela.

O PacWest vendeu 74 empréstimos para construção imobiliária com um saldo pendente de 2,6 bilhões de dólares para a empresa do setor Kennedy-Wilson por 2,4 bilhões de dólares, um desconto de 200 milhões de dólares, mostrou um documento regulatório nesta segunda-feira.

A Kennedy-Wilson disse que também assumirá 2,7 bilhões de dólares em potenciais obrigações de financiamento associadas aos empréstimos e assumirá, sujeito a autorizações garantidas pela instituição, mais seis empréstimos para construção imobiliária com um saldo de cerca de 363 milhões de dólares.

O PacWest terá que pagar à Kennedy-Wilson uma taxa igual a 0,15% do total dos compromissos dos empréstimos, de acordo com o documento.

A transação deve ser concluída em várias etapas durante o segundo trimestre e o início do terceiro trimestre, disse o PacWest.

O banco também disse que está explorando a venda de sua carteira de empréstimos financeiros de 2,7 bilhões de dólares, que espera ser concluída até o próximo mês.