IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dificilmente Ibama mudará de posição sobre Foz do Amazonas por pressão política, diz presidente

22/05/2023 17h48

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Dificilmente o Ibama mudará de posição por pressão política após ter decidido indeferir pedido de licença da Petrobras para perfurar a Bacia da Foz do Rio Amazonas, mas a estatal poderá apresentar mudanças no projeto que comprovem a segurança na exploração do ativo, disse o presidente do órgão ambiental nesta segunda-feira.

"A Petrobras pode reapresentar o pedido, mas muito provavelmente a equipe técnica não vai mudar o seu parecer sem que haja alteração no projeto", disse Agostinho em entrevista à CNN Brasil.

"Dificilmente vai ter uma mudança de posição simplesmente por algum tipo de pressão política, mas isso não quer dizer que a Petrobras não possa encaminhar novos estudos, que seja feita uma avaliação ambiental estratégica e que possa ser comprovada a segurança de exploração de petróleo naquela região", acrescentou.

O Ibama negou na semana passada autorização para a Petrobras explorar a Bacia da Foz do Rio Amazonas, no litoral do Amapá, que integra a Margem Equatorial brasileira, considerada a mais nova fronteira exploratória do Brasil, com grande potencial para descobertas importantes de petróleo, mas também com enormes desafios ambientais.

A Petrobras afirmou que recorrerá nesta semana da decisão do Ibama.

(Por Pedro Fonseca)