IPCA
0,26 Set.2023
Topo

Líder do governo afirma que haverá "desdobramentos" no 2º semestre caso taxa de juros siga alta

22/05/2023 20h56

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta segunda-feira que haverá "desdobramentos" caso a taxa básica de juros da economia, atualmente em 13,75% ao ano, não tenha uma baixa.

Ao reforçar o discurso de muitos integrantes do governo contra a política do Banco Central, Guimarães argumentou que há melhora nos dados econômicos, o que justificaria um movimento de flexibilização da política monetária.

"Não tem inflação alta, o desemprego está cedendo, o crescimento está se estabelecendo.. Estamos fazendo as reformas que são necessárias e nada disso serve para uma baixa", disse o líder governista em entrevista ao Jornal GGN, do jornalista Luis Nassif.

"Acho que se isso não ocorrer, teremos desdobramentos no segundo semestre em todos os aspectos", acrescentou.

Mais cedo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que tem observado uma desaceleração grande na inflação brasileira, mas que o núcleo dos preços ainda segue muito alto e as expectativas de alta dos preços permanecem elevadas.

Na entrevista desta segunda-feira, Guimarães também fez comentários sobre as negociações envolvendo o novo marco fiscal do governo. Segundo ele, o projeto a ser votado terá "o texto possível" -- nem tanto quanto a esquerda gostaria, mas também sem ceder demais às demandas da direita.

"É o meio", avaliou o deputado.

A previsão é de que a Câmara dos Deputados vote em plenário, ainda nesta semana, o novo arcabouço fiscal.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; Edição de Fabrício de Castro)