IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Novo Nordisk diz que teste de comprimido para perda de peso tem resultado semelhante a medicamento injetável

22/05/2023 16h54

Por Louise Rasmussen

COPENHAGUE (Reuters) - A Novo Nordisk informou nesta segunda-feira que os dados de um estudo em estágio final mostraram que uma versão oral de seu medicamento semaglutida para perda de peso ajudou adultos com sobrepeso ou obesos a perder em média entre 15% a 17% de seu peso corporal, comparável a seu remédio injetável Wegovy.

A farmacêutica dinamarquesa disse em um comunicado que os resultados principais foram estatisticamente significativos e mostraram perda de peso superior quando comparados a um placebo.

A empresa espera registrar um pedido para aprovação regulatória nos Estados Unidos e na União Europeia em 2023. O lançamento global do medicamento oral de semaglutida de 50 miligramas depende de prioridades de portfólio e capacidade de fabricação, acrescentou a empresa sem dar mais detalhes.

O estudo de Fase III envolveu 667 adultos com obesidade ou com sobrepeso com uma ou mais comorbidades. O tratamento foi em conjunto com a intervenção no estilo de vida.

Os participantes que aderiram ao tratamento experimentaram em média uma perda de peso de 17,4% após 68 semanas, em comparação com apenas 1,8% daqueles que tomaram o placebo.

Os participantes que não aderiram totalmente ao tratamento alcançaram uma perda de peso de 15,1% em comparação com uma redução de 2,4% com o placebo.

Os resultados são comparáveis à injeção Wegovy da empresa, disse Martin Holst Lange, chefe de desenvolvimento da Novo Nordisk, levando a uma perda de peso de cerca de 15%, em média, juntamente com mudanças na dieta e nos exercícios.

"A escolha entre um comprimido diário ou uma injeção semanal para obesidade tem o potencial de oferecer aos pacientes e profissionais de saúde a oportunidade de escolher o que melhor se adapta às preferências individuais de tratamento", acrescentou.

A Novo Nordisk teve problemas de abastecimento e lutou para acompanhar a crescente demanda dos Estados Unidos pelo Wegovy. A dose mais baixa da injeção semanal contém apenas 2,4 mg de semaglutida, enquanto a pílula diária contém 50 mg.

Um porta-voz se recusou a comentar sobre a capacidade de fabricação da pílula, mas a empresa está priorizando o fornecimento da injeção nos Estados Unidos em vez do lançamento em novos mercados.

(Por Louise Breusch Rasmussen; reportagem adicional de Boleslaw Lasocki e Maggie Fick)