Minério de ferro amplia perdas com piora na perspectiva de demanda na China
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para o nível mais baixo em mais de uma semana nesta terça-feira, ampliando as perdas após o rali da semana passada, com o aumento do pessimismo sobre as perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço.
Os preços de referência do ingrediente siderúrgico caíram mais de 20% em relação ao pico deste ano, pouco acima de 130 dólares a tonelada alcançados em meados de março, quando o sentimento era positivo à medida que a China entrava em sua alta temporada de construção na primavera e após o abandono das rígidas restrições da Covid-19.
Com a temporada de construção chegando ao fim e a demanda por aço não atendendo às expectativas, enquanto a economia doméstica apresenta um desempenho desigual em meio a um setor imobiliário lento, analistas disseram que o consumo de minério de ferro da China pode permanecer fraco.
O contrato de referência do minério de ferro para junho na Bolsa de Cingapura caiu 2,5%, para 99,55 dólares a tonelada, atingindo uma baixa intradiária de 99,30 dólares, o nível mais fraco desde 12 de maio.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 3%, a 707 iuanes (102,28 dólares) a tonelada, depois de atingir 704 iuanes, a menor cotação desde 15 de maio.
O minério de ferro recuou após o rali da semana passada, estimulado pela esperança de que a China implemente medidas adicionais de apoio à sua economia.
"No entanto, considerando a falta de mudanças significativas nas políticas monetária e fiscal, prevê-se que o ciclo econômico da China atinja seu ponto mais baixo no terceiro trimestre", disse a consultoria do setor e provedora de dados Mysteel em seu cenário semanal.
A Mysteel disse que o declínio no investimento imobiliário e na nova atividade de construção na China no período de janeiro a abril sinalizaram a fraqueza contínua na demanda de aço.
(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.