IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Parecer da reforma tributária deve ser apresentado para grupo de trabalho no dia 6, diz relator

23/05/2023 20h14

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou nesta terça-feira que seu relatório deverá ser apresentado para o grupo de trabalho da proposta na Câmara dos Deputados até o dia 6 de junho.

"A idéia é que a gente continue conversando com o Ministério (da Fazenda) para, nessa reta final, nós podermos endereçar os temas para finalizar o nosso relatório e apresentá-lo ao grupo de trabalho no dia 6 de junho", disse Ribeiro a jornalistas no após reunião com o ministro da pasta, Fernando Haddad, no ministério.

"O próprio presidente Arthur Lira falou que não entrará em recesso sem apreciar a reforma tributária, então a ideia é que logo em seguida (à apresentação) se tenha essa data definida", garantiu.

Ribeiro disse estar confiante no resultado da apreciação, por considerar que se trata de uma "matéria de Estado" e que, mesmo com discordâncias, tem amplo apoio.

"Eu acho que ela está muito madura. Tem um sentimento geral no país de que o nosso sistema tributário está exaurido. Portanto, acho que esse consenso existe. Não vejo ninguém dizer que não é necessária uma reforma tributária", afirmou.

O relator também destacou que a reforma e o novo marco fiscal são medidas complementares para ampliar a arrecadação e administração de recursos públicos de forma mais sustentável.

"Acho que a aprovação do arcabouço também vai ser muito importante para nós", afirmou, argumentando que a reforma tributária trará crescimento econômico à medida que possa proporcionar uma base mais ampla e aumente a arrecadação.

(Por Victor Borges)