IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Loja da Americanas é fechada em shopping da Aliansce Sonae + brMalls em São Paulo

26/05/2023 12h58

SÃO PAULO (Reuters) - A Americanas teve fechada a loja no Shopping Plaza Sul, empreendimento da Aliansce Sonae + brMalls, em São Paulo, por motivos de litígio envolvendo divergência por parte do shopping sobre o processo de recuperação judicial da companhia, informou a varejista nesta sexta-feira.

"A Americanas está tomando as medidas judiciais cabíveis e reforça que o processo de recuperação judicial a impede de efetuar pagamentos cujo evento de origem seja anterior ao início do pedido realizado, caso dos aluguéis objeto de cobrança para o imóvel em questão", afirmou a Americanas em nota.

Mais cedo, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou que estava ocorrendo o despejo da unidade da Americanas no Plaza Sul. Ele acrescentou que a 36ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que despejos ajuizados antes do início do processo de recuperação judicial da varejista não ficam suspensos. Ainda segundo o colunista, a Aliansce Sonae + brMalls tem outras oito ações de despejo baseadas na mesma tese.

Procurada pela Reuters, a Aliansce Sonae + brMalls não respondeu de imediato.

A Americanas entrou em recuperação judicial no começo do ano, após descobrir inconsistências contábeis da ordem de 20 bilhões de reais, e vem travando diversas batalhas judiciais com credores. No mês passado, a companhia disse que acertou com alguns bancos credores a suspensão de disputas em curso.

(Por Paula Arend Laier)