IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Mester, do Fed, diz que não está pronta para próxima decisão sobre juros

26/05/2023 14h27

Por Michael S. Derby

NOVA YORK (Reuters) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, disse nesta sexta-feira que a mais recente rodada de leituras de inflação nos Estados Unidos foi decepcionante, mas, mesmo assim, ela ainda não está pronta para dizer o que o banco central norte-americano deve fazer na reunião de política monetária em junho.

"Provavelmente não é sensato supor qual será o resultado da reunião", disse Mester em entrevista à CNBC, ao ser questionada se um outro aumento de juros é justificado. Porém ela também afirmou que os dados divulgados nesta sexta-feira ressaltam que o Fed provavelmente terá que fazer mais para trazer as pressões de preços de volta à meta de 2%.

A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), que define a política monetária norte-americana, está prevista para 13 e 14 de junho

"Gostaria de chegar a um ponto na taxa de juros em que sinto que qualquer que seja o próximo movimento, e quando quer que seja, será igualmente avaliado um movimento para cima e um movimento para baixo. E, diante dos dados que tivemos até agora, acho que ainda não estamos nesse nível", disse Mester.

Mester foi entrevistada pela CNBC após a divulgação de dados que mostraram uma alta em abril do índice de preços PCE, a medida de inflação preferida do Fed, na comparação ano a ano.

Mester alertou que o Fed ainda precisa analisar mais dados antes de tomar a decisão em junho. "Temos duas semanas e meia pela frente e, como indiquei, alguns desses dados serão dados muito significativos", disse ela.