IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

TotalEnergies e Estado do Rio assinam memorando para projetos de eólicas marítimas

26/05/2023 20h29

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A francesa TotalEnergies e o governo do Rio de Janeiro assinaram um memorando de entendimentos que visa colaborar com o desenvolvimento de indústria de geração eólica offshore (marítima) no Estado fluminense, disse a companhia em comunicado nesta sexta-feira.

Com duração de dois anos, o acordo contempla a colaboração da empresa para os estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e a expansão do sistema do GRID para futuros projetos.

A TotalEnergies destacou que avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore.

No final de 2022, a empresa também assinou um memorando com a Prumo Logística, holding controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico no Açu para apoiar projetos eólicos que venham a ser desenvolvidos pela TotalEnergies.

O Brasil começou a olhar para a geração eólica no mar nos últimos anos, em meio ao fortalecimento da agenda de transição energética, mas os empreendimentos locais ainda carecem de definições, principalmente regulatórias, para sair do papel.

(Por Marta Nogueira)