IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Wall St sobe com expectativa de acordo sobre teto da dívida dos EUA

26/05/2023 10h45

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta sexta-feira, impulsionados pelo progresso nas discussões sobre o aumento do teto da dívida dos Estados Unidos, apesar de dados terem apontado para uma inflação ligeiramente mais alta do que o esperado.

Após várias rodadas de discussões, o presidente Joe Biden e o líder republicano do Congresso, Kevin McCarthy, estão finalizando um acordo para aumentar o teto de dívida do governo de 31,4 trilhões de dólares por dois anos, ao mesmo tempo em que limitam os gastos em várias áreas, disse uma autoridade norte-americana à Reuters.

O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, também disse nesta sexta-feira que os parlamentares estão progredindo nas discussões.

Apesar dos ganhos nas negociações da manhã, os índices S&P 500 e Dow Jones estavam a caminho de quedas semanais, pressionados pelas discussões prolongadas sobre o teto da dívida diante do prazo de 1º de junho para um calote. O Dow se encaminhava para quebrar uma sequência de 5 dias de perdas.

Na frente de dados econômicos, o índice de preços PCE do Departamento de Comércio, considerado o indicador de inflação preferido do Federal Reserve, permaneceu em 0,4% em abril.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice, no entanto, subiu 0,4% no mês passado, ligeiramente acima das expectativas de 0,3%.

Operadores do mercado monetário agora veem uma chance de quase 60% de um aumento de 25 pontos-base pelo Fed em sua reunião de política monetária de junho, ante cerca de 40% antes dos dados.

Às 11:56 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 1,22%, a 4.201,96 pontos, enquanto o Dow Jones subia 1,07%, a 33.115,89 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,67%, a 12.909,92 pontos.

(Por Shristi Achar A e Shreyashi Sanyal em Bengaluru)