IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Lula recebe Maduro em primeira visita de venezuelano ao Brasil desde 2015

29/05/2023 13h10

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira com o líder da Venezuela, Nicolás Maduro, durante sua primeira visita ao Brasil desde 2015, em uma reaproximação entre os países na véspera de uma cúpula regional.

"Meu encontro com o presidente @LulaOficial constitui um fato histórico, transcendental e uma vitória da dignidade de nossos povos. O resgate e fortalecimento da união entre Brasil e Venezuela é o caminho correto que nos conduzirá ao desenvolvimento e integração da Pátria Grande", disse Maduro no Twitter.

O ex-presidente Jair Bolsonaro proibiu Maduro de entrar no Brasil quando assumiu o cargo em 2019, uma medida que Lula suspendeu quando voltou ao poder este ano.

Lula e Maduro se encontraram no Palácio do Planalto e irão assinar acordos no início da tarde. Entre as questões na agenda está uma grande dívida que a Venezuela contraiu com o BNDES, disseram autoridades brasileiras.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá participar do encontro de Maduro e Lula, acrescentaram, assim como o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Maduro é um dos 10 presidentes sul-americanos convidados por Lula para uma cúpula que discutirá o lançamento de um bloco de cooperação regional no lugar da Unasul, criada em 2008 durante a gestão anterior de Lula com os líderes de esquerda da época de Venezuela e Argentina, Hugo Chávez e Cristina Kirchner, respectivamente.

A organização fracassou quando vários países sul-americanos elegeram governos de direita nos anos seguintes, criando fissuras diplomáticas no continente.