IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Governo está trabalhando para votar mudanças no Carf ainda nesta quarta-feira, diz Padilha

05/07/2023 08h39

(Reuters) - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira que o governo federal está trabalhando para que o projeto de lei que prevê mudanças no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), restabelecendo o voto de desempate do governo, seja votado na Câmara dos Deputados ainda nesta quarta.

"É uma semana de votações decisivas... estamos trabalhando para ver se a gente consegue votar o Carf hoje", disse Padilha em entrevista à TV Fórum no Youtube, chamando o projeto de "uma recomposição importante" da arrecadação federal.

Padilha também reiterou o foco do governo em votar o arcabouço fiscal e a reforma tributária na Câmara nesta semana, elogiando os parlamentares, orientados pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), por concentrarem os esforços para que as pautas econômicas prioritárias do governo sejam votadas nos próximos dias.

"Queremos consolidar a votação do marco fiscal... e o central é votarmos a reforma tributária. Não dá para o Brasil continuar com essa verdadeira injustiça tributária", disse.

O ministro afirmou que não enxerga as discussões sobre a reformulação do sistema tributário como um debate entre governo e oposição, mas sim por questões regionais, que podem ser ajustadas.

Ele ainda disse que o debate separa aqueles que desejam simplificar a vida dos investidores daqueles que se opõem, e que existem setores econômicos que não querem melhorar a situação tributária no país.

"É nessas horas que a gente vê quem está disposto a simplificar a vida de quem quer investir e criar emprego no país", afirmou o ministro.

Padilha disse que algumas sugestões de prefeitos, governadores e setores são "normais" para melhorar o texto da reforma.

(Por Fernando Cardoso)