IPCA
0,26 Set.2023
Topo

Preços ao produtor da zona do euro caem pelo 5º mês em maio

05/07/2023 07h33

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo quinto mês consecutivo em maio, mostraram dados divulgados nesta quarta-feira, e ficaram abaixo do resultado do ano anterior pela primeira vez desde o final de 2020.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 1,9% em maio em relação a abril e c 1,5% na comparação anual.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 1,8% e um declínio de 1,3% na base anual.

Os preços ao produtor são uma indicação das tendências da inflação ao consumidor, que o BCE quer manter em 2,0% no médio prazo, mas que ficou em 5,5% em junho.

O BCE elevou sua taxa de depósito para 3,5% em junho, o nível mais alto em 22 anos, e praticamente garantiu outro aumento nos custos de empréstimos em julho.

A queda mensal dos preços ao produtor da zona do euro em maio deveu-se ao recuo de 5,0% nos custos de energia, à redução de 1,0% nos preços de bens intermediários e à queda de 0,1% nos preços de bens de consumo não duráveis, como roupas e alimentos.

Preços de energia mais baixos também mantiveram a leitura anual baixa. Sem energia, os preços ao produtor subiram 3,4% em relação ao ano anterior, com alta de 9,8% para bens de consumo não duráveis.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)