IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Bancada do Republicanos fecha questão a favor da reforma tributária

06/07/2023 08h47

(Reuters) - A bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados fechou questão na noite de quarta-feira a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, disseram o presidente do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é filiado à legenda.

"O nosso partido tomou a posição de apoiar a reforma tributária muito respaldado pelo pronunciamento e pela posição do nosso líder Tarcísio de Freitas", disse Marcos Pereira em vídeo ao lado de Tarcísio, e do líder da bancada, Hugo Motta (PB), após reunião do governador paulista com a bancada.

Tarcísio, que está em Brasília desde o início da semana negociando pontos da reforma, disse que a simplificação dos tributos impulsionará o crescimento e, por isso, seu partido, que tem 41 deputados, fechou questão a favor.

"Passamos nos últimos anos por reformas muito importantes, isso vai dar velocidade para nossa economia, isso vai criar oportunidades. Mas falta alguma coisa, e essa alguma coisa é a simplificação dos tributos que vai gerar divisa, vai gerar crescimento, vai gerar investimento e no final das contas vai gerar emprego. E é por isso que o nosso partido está fechando questão favoravelmente à aprovação da reforma", disse o governador.

Tarcísio é afilhado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem foi ministro. Bolsonaro tem se posicionado contrário à reforma e participará nesta quinta, juntamente com Tarcísio, de uma reunião com a bancada do PL para discuti-la.

Por se tratar de uma PEC, a reforma tributária precisa dos votos favoráveis de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação para então ir ao Senado, onde necessitará do aval de 49 dos 81 senadores também em dois turnos para ser promulgada.

(Por Eduardo Simões)