Tudo é rosa: como a moda "Barbiecore" alimentou o burburinho em torno de um filme
Por Lisa Richwine
LOS ANGELES (Reuters) - Vá a qualquer loja de roupas neste verão e provavelmente será atingido por uma explosão de cor de rosa.
Relacionadas
Os objetos "Barbiecore", focados na cor característica da boneca, estão dominando o cenário da moda pelo segundo ano consecutivo, ajudadas pela blitz de marketing total da Mattel.
Existem tênis da Barbie, mochilas da Barbie, maiôs da Barbie e moletons da Barbie para o seu cachorro. Existem garrafas de água cravejadas de lantejoulas, patins amarelos neon com rodas cor de rosa -- e muito mais.
"Não há um canto do planeta que não tenha ficado rosa", disse Richard Dickson, presidente e diretor de operações da Mattel, em entrevista.
O designer de alta costura Valentino deu início à recente onda rosa vestindo modelos em fúcsia da cabeça aos pés para um desfile em março de 2022. Isso fez com que os estilistas de celebridades lutassem para encontrar looks na cor imperdível.
Alguns meses depois, as fotos mostraram a estrela de cinema e do filme "Barbie", Margot Robbie, no set com um macacão faroeste rosa choque. O "estilo exagerado" viralizou em uma época em que roupas ocidentais e modas brilhantes do ano 2000 eram tendência, disse Madeline Hirsch, diretora de notícias da InStyle.
A tendência também coincidiu com o retorno de muitas pessoas aos escritórios para trabalhar após as restrições impostas por conta da Covid-19.
"As pessoas ansiavam por alegria, cor e roupas novas para usar novamente, e o apelo efervescente da Barbie era fácil de se agarrar", disse Hirsch.
À medida em que o estilo decolou, as revistas de moda registraram celebridades de Kim Kardashian a Harry Styles em trajes brilhantes que remetem à Barbie.
A Barbie é uma das três principais marcas da Mattel. A fabricante de brinquedos registrou o termo "Barbiecore" em 2022 e fez parceria com empresas como a designer francesa de luxo Balmain, a joalheria Kendra Scott e a empresa de roupas íntimas Barefoot Dreams.
Essas iniciativas foram superadas em 2023, com mais de 100 parcerias vinculadas ao filme. Os itens atualmente disponíveis variam de uma camiseta da Barbie de 20 dólares na Old Navy a um moletom de 1.550 dólares com o logotipo da Balmain na fonte da Barbie.
A Mattel também colaborou em muitos produtos fora da moda, como um console de jogos X-box Microsoft rosa que fica dentro de uma Barbie Dreamhouse de três andares.
Os alimentos inspirados na Barbie incluem um sabor de sorvete e um hambúrguer da Barbie com molho rosa vendido no Burger King no Brasil.
"Barbie" deve vencer sua principal competição de bilheteria no fim de semana, que é o drama "Oppenheimer", de Christopher Nolan, sobre o homem por trás da fabricação da bomba atômica, de acordo com analistas de bilheteria.
Os analistas prevêem que "Barbie" arrecadará entre 80 e 150 milhões de dólares ou mais nos cinemas dos EUA entre sexta e domingo. Isso superaria os 55 milhões de dólares em vendas de ingressos nos Estados Unidos e Canadá arrecadados no fim de semana passado pelo último filme de Tom Cruise, "Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1".
(Reportagem de Lisa Richwine em Los Angeles; Reportagem adicional de Rollo Ross em Los Angeles e Sarah Mills em Londres)