Intel prevê ganho acima das expectativas com melhora no mercado de PCs

Por Max A. Cherney e Chavi Mehta e Stephen Nellis

27 de julho (Reuters) - A fabricante de chips Intel registrou um lucro trimestral inesperado nesta quinta-feira, à medida que a queda no mercado de computadores pessoais (PCs) começou a diminuir, e previu ganhos para o terceiro trimestre acima das expectativas de Wall Street, o que impulsionou suas ações em cerca de 6%.

O mercado de computadores pessoais despencou no ano passado, com um excesso de estoques devido ao fato de os consumidores já terem comprado seus equipamentos necessários durante a pandemia.

O excesso de estoque, contudo, começou a diminuir, com as remessas de PCs caindo apenas 11,5% no trimestre encerrado em junho, ante queda de 30% em cada um dos dois trimestres anteriores, mostraram dados da Canalys.

A melhoria no mercado de PCs levou a Intel a prever margens melhores para o terceiro trimestre. Suas margens nos últimos trimestres foram quase a metade das máximas históricas, mas a Intel afirmou nesta quinta-feira que espera que as margens de lucro melhorem na segunda metade do ano.

"O bom desempenho da Intel foi quase que exclusivamente impulsionado pelas vendas de desktops, que se recuperaram de uma baixa quase recorde no último trimestre", disse Edward Snyder, analista da Charter Equity Research.

Após mais de quatro trimestres consecutivos de fortes quedas em seu maior segmento, que inclui computadores pessoais, a receita caiu 12%, para 6,8 bilhões de dólares, contra 7,7 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

A unidade de negócios de fundição da Intel, que visa fabricar chips para outras empresas, registrou receita de 232 milhões de dólares, ante 57 milhões de dólares no ano anterior.

O presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, disse à Reuters que parte do aumento nas vendas da unidade de fundição vem do processo no qual a Intel pode combinar pedaços de chips fabricados por outra empresa para criar um chip mais poderoso.

Continua após a publicidade

A Intel previu lucro trimestral ajustado por ação de 20 centavos de dólar. Analistas consultados pela Refinitiv esperavam ganho de 16 centavos de dólar.

A empresa previu uma receita ajustada de cerca de 12,9 bilhões a 13,9 bilhões de dólares, contra estimativas de 13,23 bilhões de dólares. O valor intermediário de 13,4 bilhões de dólares superou as estimativas, mas ainda implica uma queda de 12,6% nos negócios da Intel ao longo do ano.

(Por Max Cherney e Stephen Nellis em São Francisco e Chavi Mehta em Bengaluru; reportagem adicional de Noel Randewic

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora