Presidente da China diz à cúpula do Brics que economia do país é resiliente
(Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, disse ao Brics nesta terça-feira que a economia da China é resiliente e que os fundamentos para seu crescimento de longo prazo permanecem inalterados.
Xi fez a declaração em um comunicado preparado que foi lido pelo ministro do Comércio chinês, Wang Wentao. O encontro do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acontece na África do Sul.
Relacionadas
"A economia chinesa tem forte resiliência, tremendo potencial e grande vitalidade", disse Xi por meio de Wang.
A recuperação da economia chinesa perdeu força devido ao agravamento da crise imobiliária do país, a gastos fracos dos consumidores e à queda no crescimento do crédito, o que reforça a necessidade de as autoridades libertarem mais medidas de estímulo.
Mas Xi disse que o seu país desfruta de vantagens econômicas, que incluem um grande mercado, um sistema industrial completo e uma força de trabalho abundante e de alto calibre.
"O gigantesco navio da economia chinesa continuará a navegar, quebrar as ondas e avançar", afirmou Xi.
Os Estados Unidos criticaram nesta terça-feira a China por reduzir a transparência dos seus relatórios sobre dados econômicos básicos nos últimos meses, e por pressionar empresas locais que vinham fornecendo esses dados, chamando o seu comportamento de irresponsável.
(Reportagem de Michael Martina)