Minério de ferro recua após rali de várias sessões

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta quinta-feira, com os traders garantindo ganhos após o rali mais longo dos preços na bolsa de Cingapura desde junho e o avanço de 10 sessões do índice de referência de Dalian.

Pesaram sobre o mercado a manutenção das preocupações com a desaceleração econômica da China e as dificuldades do setor imobiliário.

O contrato de setembro mais ativo do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura caiu 1,4%, para 111,65 dólares por tonelada, depois de subir por cinco sessões consecutivas e atingir um pico de quatro semanas no início do dia.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian da China encerrou as negociações do dia com queda de 0,9%, a 811 iuanes (111,39 dólares) por tonelada, após negociar mais cedo perto do pico de dois anos alcançado na quarta-feira, de 832,50 iuanes.

O minério de ferro em Dalian e Cingapura subiram cerca de 7% e 5% esta semana, respectivamente, enquanto os preços à vista também atingiram máximas de quatro semanas, uma vez que medidas de apoio da China à sua hesitante recuperação econômica reforçaram o sentimento de risco.

A diminuição dos estoques portuários de minério de ferro na China, maior produtora mundial de aço, e o aumento da produção de aço antes de uma recuperação sazonal na atividade de construção doméstica de setembro a outubro adicionaram combustível à recuperação.

Mas analistas disseram que a cautela deveria prevalecer.

“Mesmo que a China aumentasse significativamente medidas adicionais de apoio agora, ainda haveria um lapso de tempo para que os seus efeitos se manifestassem”, disseram analistas do Citi em nota.

Continua após a publicidade

Qualquer retração nos preços do minério de ferro poderá ser limitada, no entanto, na ausência de diretivas claras e novas das autoridades chinesas para limitar a produção de aço este ano, no âmbito de uma política que visa reduzir as emissões de carbono.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.