Ibovespa tem alta com apoio de Vale em sessão esvaziada por feriado nos EUA

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa exibia avanço leve nesta segunda-feira, após abertura mais estável, em meio a mercados fechados nos Estados Unidos devido ao feriado local do Dia do Trabalho, o que reduz a liquidez do pregão.

Vale e B3 eram as principais influências positivas ao índice, enquanto Weg e Itaú Unibanco estavam na ponta oposta.

Às 11:19 (de Brasília), o Ibovespa subia 0,37%, a 118.329,19 pontos. O volume financeiro somava 2,6 bilhões de reais na sessão.

Índices acionários avançaram na Ásia e subiam na Europa, com otimismo diante de estímulo econômico na China. Medidas anunciadas pelo governo chinês na sexta-feira abrem caminho para mais cortes nas taxas de empréstimo do país e fontes disseram à Reuters que Pequim planeja mais ações, incluindo o relaxamento de restrições para a compra de casas.

Os mercados também refletiam apostas de manutenção na taxa de juros dos Estados Unidos em reunião do Federal Reserve no final de setembro, após dados do mercado de trabalho na semana passada.

"Feriado nos EUA diminui bem as negociações, mas mercado local está de olho nas movimentações no Congresso, principalmente as pautas fiscais", disse Régis Chinchila, da Terra Investimentos.

"Movimento bem apoiado nos ativos de commodities, principalmente Vale pelos sinais um pouco mais positivos da China", acrescentou.

Para Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura, a dinâmica da sessão é de "empresas de commodities subindo por causa do otimismo com China e cíclicos subindo após PIB acima do esperado na sexta", disse ele, em referência aos papéis mais ligados à economia doméstica.

Uma recente deterioração nas contas públicas corroborou dúvidas sobre os planos de déficit fiscal zero do próximo ano, impactando o desempenho da bolsa no final do mês de agosto. Para elevar as receitas, o governo busca avançar com projetos no Congresso.

Continua após a publicidade

O Ibovespa acumulou queda de 5% em agosto, encerrando uma sequência de quatro meses em alta.

Nesta segunda-feira, o destaque local é a participação, às 14h, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento do JPMorgan, em São Paulo.

A semana também será mais curta para o mercado brasileiro, diante do feriado de 7 de setembro na quinta-feira.

O pregão ainda marca o início da nova composição do Ibovespa, com a entrada das ações da PetroRecôncavo e da Vamos e a saída dos papéis da Méliuz.

DESTAQUES

- VALE ON subia 1,16%, a 69,69 reais, após o minério de ferro avançar na Ásia em meio ao otimismo com relação a medidas de apoio da China. O contrato de outubro mais ativo da commodity em Cingapura teve alta de 0,4%, para 114,40 dólares por tonelada, enquanto, em Dalian, o contrato para janeiro encerrou 0,1% no positivo. O papel da mineradora já havia saltado quase 6% na sexta-feira. Siderúrgicas também exibiam elevação, com destaque para CSN ON, que ganhava 3,33%.

Continua após a publicidade

- PETROBRAS PN exibia recuo de 0,18%, a 32,57 reais, em meio a desempenho próximo da estabilidade do petróleo no exterior. A estatal informou que desistiu de seguir com as vendas de ativos de exploração e produção e de sua subsidiária na Argentina, mas prosseguirá com os desinvestimentos de participações em usinas termelétricas. Além disso, a empresa afirmou que estuda adquirir participação em projeto de biorefinaria da Mubadala na Bahia.

- BRF ON avançava 2,54%, a 9,3 reais, enquanto MINERVA ON exibia elevação de 3,5%, com empresas de proteínas entre destaques positivos da sessão. Relatório do BTG Pactual apontou para fracos números de exportações de carne bovina do Brasil em agosto, mas fortes spreads, com as exportações de aves tendo performance contrária.

- ELETROBRAS ON mostrava variação positiva de 0,03%, a 35,40 reais, após ter caído até 1,6% na abertura, na esteira de decisão do Tribunal Superior do Trabalho que suspendeu desligamentos de empregados que aderiram a seu plano de demissão voluntária, em medida que afeta 353 desligamentos não homologados. ELETROBRAS PNB cedia 0,34%.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,33%, a 27,56 reais, enquanto BRADESCO PN mostrava variação positiva de 0,04%, a 14,98 reais.

(Por André Romani)

Deixe seu comentário

Só para assinantes