Jarbas Vasconcelos renuncia ao Senado e anuncia aposentadoria da política

(Reuters) - O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), de 81 anos, renunciou ao cargo e anunciou sua aposentadoria da política após 50 anos de vida pública, nos quais ocupou também os cargos de deputado federal, prefeito de Recife e governador de Pernambuco.

"Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor. É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma", escreveu ele em sua conta no Instagram na noite de terça-feira.

Vasconcelos havia se licenciado de sua cadeira no Senado, para a qual se elegeu na eleição de 2018, em novembro do ano passado para cuidar de sua saúde. Ele foi substituído por seu primeiro suplente, Fernando Dueire (MDB), que agora assume o posto em definitivo.

Um dos fundadores do MDB, Vasconcelos foi prefeito de Recife por dois mandatos, entre 1986 e 1988 e depois entre 1993 e 1996. Governou Pernambuco por dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2006, e elegeu-se senador pela primeira vez no pleito de 2006. Na eleição de 2014 foi eleito deputado federal e, em 2018, foi novamente eleito a uma cadeira no Senado, a qual agora renuncia.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo; Edição de Pedro Fonseca)

Deixe seu comentário

Só para assinantes