Wall Street cai após dados econômicos alimentarem temores sobre inflação e juros

Por Sinéad Carew e Shristi Achar A

(Reuters) - Os três principais índices de Wall Street fecharam em baixa nesta quarta-feira, com o índice de tecnologia Nasdaq liderando as quedas, após dados mais fortes do que o esperado do setor de serviços nos EUA alimentarem preocupações de que uma inflação ainda persistente significará que os juros permanecerão mais altos por mais tempo.

O Instituto de Gestão de Abastecimento informou nesta quarta-feira que seu PMI do setor não manufatureiro subiu para 54,5 no mês passado, contra expectativas de 52,5, enquanto um indicador dos preços pagos pelas empresas do setor de serviços por insumos aumentou.

Operadores estavam apostando numa probabilidade de 93% de que o Federal Reserve deixe os juros inalterados após a sua reunião de 20 de setembro, mostrou a ferramenta FedWatch do CME Group.

Mais cedo, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, enfatizou a necessidade de o banco central norte-americano "prosseguir com cuidado" com os próximos passos da política monetária.

O Dow Jones caiu 0,57%, para 34.443,19 pontos. O S&P 500 perdeu 0,70%, para 4.465,48 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,06%, para 13.872,47 pontos.

Dos 11 principais setores industriais do S&P 500, o de tecnologia, de forte crescimento, foi o que mais recuou, com perdas de 1,4%.

Já o defensivo setor de serviços públicos liderou os ganhos, com alta de 0,2%. O setor de energia foi o único outro que também avançou, com alta de 0,1% apoiado por preços mais elevados do petróleo.

O S&P 500 mostrou pouca reação ao relatório do "Livro Bege" do Fed sobre a economia dos EUA, uma semana antes dos tão aguardados dados de inflação de agosto e da decisão do Fed sobre a taxa de juros em 20 de setembro.

Continua após a publicidade

O relatório mostrou um crescimento econômico "modesto" nos EUA nas últimas semanas, enquanto o crescimento do emprego foi "moderado" e a inflação abrandou na maior parte do país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes