Confiança do investidor alemão melhora em setembro, mostra ZEW

BERLIM (Reuters) - O sentimento do investidor alemão melhorou inesperadamente em setembro, uma vez que os investidores esperam uma interrupção nos aumentos das taxas de juros.

O instituto de pesquisa econômica ZEW divulgou nesta terça-feira um aumento em seu índice de sentimento econômico para -11,4 pontos, de -12,3 pontos em agosto.

Analistas consultados pela Reuters haviam apontado para uma leitura de -15,0 em agosto.

"As perspectivas econômicas mais animadoras para a Alemanha se alinham com uma visão notavelmente mais otimista dos acontecimentos no mercado de ações internacional", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

Isso é, pelo menos em parte, atribuído ao aumento da proporção de entrevistados que preveem taxas de juros estáveis na zona do euro e nos EUA, acrescentou ele.

Em contrapartida, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha continua a piorar consideravelmente. O indicador caiu para -79,4 pontos, o valor mais baixo em três anos.

"Esse desenvolvimento coloca em perspectiva a ligeira melhora nas expectativas em relação à situação econômica da Alemanha nos próximos seis meses", disse Wambach.

(Reportagem de Miranda Murray e Maria Martinez)

Deixe seu comentário

Só para assinantes