Bolsonaro segue em recuperação satisfatória após passar por duas cirurgias, diz hospital

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Jair Bolsonaro segue em "recuperação satisfatória e dentro do esperado" após realizar duas cirurgias na terça-feira, uma para corrigir uma hérnia de hiato e outra para tratar um desvio de septo, disseram seus médicos em boletim nesta quarta-feira.

"O ex-presidente Jair Bolsonaro segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados. O pós-operatório transcorre sem complicações", disseram os médicos do hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, em boletim.

Eles afirmaram que o ex-presidente ainda será reavaliado para uma possível nova intervenção cirúrgica caso seja necessário.

Na terça-feira, o ex-chefe da Secretaria de Comunicação de seu governo, Fabio Wajngarten, havia comunicado pela plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que os dois procedimentos tinham sido bem-sucedidos.

De acordo com Wajngarten, a cirurgia na hérnia de hiato era necessária, pois o problema estaria causando "refluxo, soluços e tosses secas contínuas", e que a correção no desvio de septo serviria "para melhorar a condição respiratória".

Na segunda-feira, Bolsonaro disse à Reuters que, se tudo correr conforme esperado, ele deve receber alta hospitalar na quinta-feira.

Desde 2018, Bolsonaro realizou ao menos seis cirurgias, algumas delas diretamente ligadas à facada no abdômen que levou enquanto fazia campanha em Juiz de Fora (MG) em setembro de 2018.

(Por Fernando Cardoso)

Deixe seu comentário

Só para assinantes