Banco de desenvolvimento CAF concede empréstimos de US$927 mi a Brasil, El Salvador e Panamá

(Reuters) - O banco de desenvolvimento latino-americano CAF aprovou empréstimos de 927 milhões de dólares para financiar projetos no Brasil, El Salvador e Panamá, e adicionou Honduras e República Dominicana como membros.

Em reunião realizada na Espanha, o CAF aprovou um empréstimo de 650 milhões de dólares ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Bahia, para melhorar a infraestrutura rodoviária do Estado.

“A operação com o BNDES consiste em uma linha de crédito de até 500 milhões de dólares destinada a clientes que desejam investir em projetos relacionados às áreas de powershoring (integração e transformação energética), desenvolvimento verde, reativação econômica e inclusão financeira, incluindo os que visam a geração de energia renovável", informou o CAF em comunicado.

A segunda operação para o Brasil, no valor de 150 milhões de dólares, financiará a construção da ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica, na Bahia. A obra reduzirá distâncias e “irá impactar positivamente a vida de 4,4 milhões de pessoas que vivem em 45 municípios” do Estado, acrescentou o banco.

O CAF, com sede em Caracas, é um importante financiador de projetos de infraestrutura e desenvolvimento na região. É formado por 20 países da América Latina e do Caribe, além de Espanha, Portugal e 13 bancos privados latino-americanos.

(Por Deisy Buitrago)

Deixe seu comentário

Só para assinantes