Minério de ferro em Cingapura vai à máxima de quase 6 meses com estoques baixos

Por Amy Lv e Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, apoiados pelos baixos estoques e pela reposição de estoques antes do feriado na China, embora as preocupações com a fraqueza persistente do mercado de aço na alta temporada de construção tenham limitado os ganhos.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou o dia com alta de 0,82%, para 863,5 iuanes (118,68 dólares) a tonelada.

O minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura ganhou 0,78%, para 120,35 dólares a tonelada, o nível mais alto desde 17 de março.

"A sólida demanda por matérias-primas das siderúrgicas com alto-forno, as expectativas de uma onda de reabastecimento antes do feriado, juntamente com os baixos estoques, sustentaram os preços (do minério de ferro)", disseram os analistas da Sinosteel Futures em uma nota.

Os embarques de minério de ferro dos fornecedores têm aumentado constantemente, mas espera-se que o consumo fora da China se recupere rapidamente, o que provavelmente reduzirá parte da oferta para a China, disseram os analistas da Galaxy Futures em uma nota.

Os analistas do National Australia Bank disseram que continuam a ver riscos de queda nos preços do minério de ferro sem mais estímulos na China.

Outros ingredientes de fabricação de aço registraram alta, com o carvão metalúrgico e o coque em Dalian subindo 2,93% e 1,56%, respectivamente.

A maioria dos índices de referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai subiu devido aos preços mais altos das matérias-primas e à queda contínua dos estoques, mas os ganhos permaneceram marginais em meio à falta de sinais claros de melhoria na demanda downstream.

Continua após a publicidade

Os estoques totais dos cinco principais produtos siderúrgicos caíram 2,3% na semana, para 15,79 milhões de toneladas na semana até 14 de setembro, segundo dados da consultoria Mysteel.

(Reportagem de Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

Deixe seu comentário

Só para assinantes