Haddad apresenta na próxima semana plano de transformação ecológica a investidores em NY

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Nova York na próxima semana para apresentar o plano de transformação ecológica do governo Lula a investidores, empresários, acadêmicos e membros da sociedade civil, em um esforço para colocar o Brasil na rota dos investimentos internacionais sustentáveis.

Haddad estará nos Estados Unidos, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 17 e 20 de setembro, na primeira agenda internacional sobre a pauta ecológica brasileira.

Mais do que apresentar o plano de desenvolvimento sustentável para os próximos quatro anos, o governo espera demonstrar aos investidores que várias medidas já estão em andamento ou próximas de sair do papel.

Entre elas estão a emissão de títulos soberanos sustentáveis, a determinação de uma taxonomia das práticas sustentáveis, o Plano Safra mais sustentável e o projeto de lei do mercado de carbono.

AGENDA

Haddad chegará a Nova York na manhã de domingo. À noite, ele participará de um jantar oferecido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Na manhã de segunda-feira, ele participará de um evento na Bolsa de Valores de Nova York organizado pela Fiesp e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ministro falará em um painel com o tema “Transformação Ecológica”, ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ex-presidente do Banco Central e atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

À tarde, o ministro participa de evento organizado pela The Nature Conservancy, com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Em uma agenda ainda a ser confirmada, Haddad também pode se reunir antes do evento com o enviado especial para o clima dos EUA, John Kerry.

Continua após a publicidade

No fim da segunda-feira, o ministro falará sobre transição ecológica na Universidade de Columbia.

Na manhã de terça-feira, Haddad terá um café da manhã com especialistas da área de sustentabilidade, em evento organizado pelo Instituto Igarapé, pela Coalização pela Amazônia e pela Concertação pela Amazônia. Ainda pela manhã, ele se reúne com o CEO da Eurasia, Ian Bremmer, e depois com 30 convidados da empresa.

Durante a tarde, Haddad vai se reunir com Michael Bloomberg, da Fundação Bloomberg.

REUNIÃO COM BIDEN

Na quarta-feira, Haddad vai acompanhar Lula na reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No mesmo dia, ele se reúne com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Mariano Jabonero.

Deixe seu comentário

Só para assinantes