Tesouro dos EUA lança grupos de trabalho econômico e financeiro com China

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira o lançamento formal de dois novos grupos de trabalho com a China sobre questões econômicas e financeiras, com o objetivo de proporcionar um fórum regular de comunicação entre as duas maiores economias do mundo.

Em um comunicado, o Tesouro disse que os dois grupos vão "se reunir regularmente" e se reportariam à secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e ao vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.

O Ministério das Finanças da China será a contraparte do Tesouro para o Grupo de Trabalho Econômico, enquanto o Banco do Povo da China será sua contraparte para o Grupo de Trabalho Financeiro.

A formação dos grupos ocorreu após a visita de Yellen a Pequim em julho, quando ela se reuniu com He e outras autoridades de alto escalão para restabelecer a comunicação sobre questões econômicas e financeiras após anos de deterioração das relações.

Yellen disse na rede social X, ex-Twitter, que os grupos de trabalho "servirão como fóruns importantes para comunicar os interesses e as preocupações dos Estados Unidos, promover uma competição econômica saudável entre nossos dois países com condições equitativas para os trabalhadores e as empresas norte-americanas e promover a cooperação em relação aos desafios globais".

"É vital que conversemos, especialmente quando discordamos", acrescentou ela.

O Ministério das Finanças e o banco central da China emitiram declarações confirmando a criação dos grupos de trabalho econômico e financeiro, mas deram poucos detalhes além de dizer que o objetivo é fortalecer a comunicação e a colaboração nessas questões.

Uma autoridade sênior do Tesouro disse que Yellen reiterou às autoridades chinesas que os EUA usarão os grupos para promover a cooperação, sempre que possível, com a China em relação aos desafios globais, incluindo a reestruturação da dívida de economias em desenvolvimento em dificuldades, financiamento climático e esforços contra a lavagem de dinheiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes