Airbus nomeia chefe de vendas para comandar fabricação de jatos, dizem fontes

Por Tim Hepher

PARIS (Reuters) - A Airbus está nomeando o chefe de vendas, Christian Scherer, como líder de sua divisão de fabricação de aviões, na maior reforma administrativa da empresa em anos, à medida que concilia pressões de oferta com os desafios na defesa e no espaço, disseram fontes do setor.

A mudança, que será anunciada nos próximos dias, libera o presidente-executivo da Airbus, Guillaume Faury, para se concentrar em uma estratégia mais ampla, após quatro anos acumulando funções como chefe da unidade de fabricação de aviões, especialmente durante a pandemia.

A Reuters revelou os planos de reorganização em julho e, neste mês, Scherer, um veterano da Airbus que atualmente é diretor-comercial chefe, emergiu como um dos principais candidatos para comandar o braço de fabricação de jatos, que responde por 70% da receita da empresa.

A Airbus não quis comentar.

A mudança deixa certo espaço para uma renovação gradual da liderança operacional em meio a possíveis aposentadorias, disseram as fontes, que não quiseram ser identificadas. O conselho tem dito estar focado no planejamento de sucessão.

As reorganizações da Airbus são mais sensíveis do que a maioria devido a um histórico de atritos entre os fundadores, França e Alemanha. Desde 2019, Faury dirige o grupo e seu maior segmento.

A nomeação de Scherer sinaliza uma ampla estabilidade dentro da maior produtora de jatos do mundo, que compete com a Boeing.

Mas também restaura um sistema de líderes separados no grupo e na divisão de aviões, abandonado em 2019 após uma batalha de poder politicamente carregada entre Fabrice Bregier e o presidente-executivo Tom Enders, que acabaram renunciando.

Continua após a publicidade

Nascido na Alemanha e criado em Toulouse, Scherer, de 61 anos, passou toda sua carreira na divisão comercial da Airbus, exceto por períodos na Defesa e como presidente-executivo da afiliada de turboélices ATR.

(Reportagem de Tim Hepher)

Deixe seu comentário

Só para assinantes